A Copa do Mundo para o Grêmio

A Copa do Mundo de 2014 ainda não acabou, ainda temos a disputa de terceiro lugar no sábado e a grande final no domingo. Mas, nós, sócios e torcedores gremistas, já podemos fazer uma boa análise de como este período de pausa no meio da temporada 2014 se passou para o tricolor.

Primeiramente temos que destacar a renegociação do contrato da Arena, que ocorreu ainda antes do início da Copa. As mudanças, importantíssimas, foram apresentadas aos sócios via site, em uma rara demostração de transparência nestes tipos de relações contratuais. Fica claro que a renegociação foi extremamente benéfica ao clube. Simultaneamente deflagrou-se a campanha Operação Arena, da qual inda não sabemos os detalhes, mas tudo indica ser um movimento junto aos associados para a aquisição da gestão da Arena. Esperamos que com a volta da parada da Copa surjam novidades neste front.

Em segundo lugar, temos que elogiar as ações de marketing desenvolvidas pelo Grêmio. Sem dúvida alguma foi um dos clubes que melhor soube aproveitar o evento para divulgar a sua marca. O portal Globoesporte fez uma excelente matéria sobre o tema (link AQUI).

Por fim, devemos destacar as modificações no grupo tricolor. Afinal, nossa atividade fim é o futebol. A chegada de Giuliano foi sem dúvida a grande movimentação, seguidas dos anúncios de Fernandinho, Marquinhos, Matías Rodríguez e Fellipe Bastos (em uma negociação que envolveu a saída de Kléber). Minha opinião pessoal é que o grupo se qualifica muito, ainda mais com a volta de Luan, que estava na Seleção. Temo ainda pelas laterais. Não vejo ninguém que possa substituir o Wendell na direita e ainda não tenho como emitir opinião sobre Matías Rodríguez. No amistoso contra o Londrina fiquei com a impressão que Marquinhos é mais veloz que Breno.

O fato é que a Copa está acabando e o Grêmio enfrenta o Goiás em casa, no dia 16 de Julho. Este é um jogo para fazer 3 pontos, entrar no G4 e iniciar com o pé direito o segundo semestre. Depois, o Grêmio enfrenta 3 times que hoje estão na zona de rebaixamento: Figueirense (f), Coritiba (c) e Vitória (f). No dia 10 de Agosto temos "apenas" um Gre-nal no Beira-Rio.

Que tenhamos um excelente segundo semestre!

Cristiano Machado Costa
Integrante do Sócios Livres