Carta Aberta ao Presidente Koff

Ilustríssimo Senhor Fábio André Koff

O Movimento Sócios Livres – Grêmio de Todos participa da vida do clube desde que compôs a Terceira Via nas eleições do Conselho Deliberativo do ano de 2010, na qual obteve 25% dos votos do associado.

Desde então, tem criado a sua história sempre embasado em seus princípios de ética, democracia e, sobretudo, capacitação para o diálogo.

Como já adiantamos a Vossa Senhoria e ainda antes da eleição, entendemos que o futebol brasileiro passa por um momento singular em termos de crescimento do consumo do produto futebol e que levará o Campeonato Brasileiro a envolver valores maiores do que os campeonatos de Espanha, Alemanha e Itália. Ou seja: estamos diante de uma janela de oportunidades única que, se não aproveitada, trará inúmeros prejuízos ao nosso Tricolor.

Ocorre que os clubes que não se organizarem para aproveitar o atual momento, fatalmente serão relegados a um segundo plano, o que, definitivamente, não é a vocação do Grêmio e contra isso temos nos manifestado reiteradamente.

Assim, defendemos uma série de ações e idéias com o escopo de efetivamente profissionalizar a gestão do Clube e, por meio desta profissionalização, garantir o seu destino manifesto de figurar entre os grandes do futebol nacional e mundial.

Ainda que cada nova gestão, tenha sua filosofia e agregue contribuições particulares, entendemos que o Clube precisa ser dotado de ferramentas institucionais, via Estatuto, que permitam o seu funcionamento e crescimento independentemente do Conselho de Administração da ocasião, inclusive para o efeito de liberar o Presidente, seus Vice-Presidentes e o próprio conselho Deliberativo para as suas altas funções de pensar e analisar todos os possíveis cenários para o crescimento do Grêmio.

Aliás, grande parte do que defendemos na eleição para o Conselho em 2010, tinha exatamente este propósito, de separar a política da gestão e apartar o personalismo como fator preponderantes nas escolhas e ações.

Por tudo isto, após tomarmos contato com o detalhamento do Projeto de Gestãomanifestamos o nosso apoio formal a este plano e nos engajamos ativamente na campanha para o Conselho de Administração neste ano de 2012.

Pois bem.

Passado o episódio eleitoral, que tivemos muito orgulho de participar e de nos sentirmos parte importante de seu resultado, vimos por meio desta reiterar o apoio formal dos Sócios Livres ao Projeto de Gestão, reafirmando a nossa intenção de participar ativa e criticamente e por todo o tempo em que tivermos voz e vez.

Após os diversos encontros com Vossa Senhoria, estamos plenamente cientes de sua ampla aptidão em administrar o Clube através da dialética, sopesando os prós e os contras dos argumentos apresentados, num verdadeiro legado de gestão democrática e participativa, bem ao contrário do cardinalismo antes vigorante.

Diante disto, os Sócios Livres apóiam a indicação dos seus integrantes para participar da gestão, reiterando que não abandonaremos a nossa história, e, assim, iremos elogiar e apoiar o que considerarmos correto, criticar e apresentar alternativas ao que considerarmos equivocado e, principalmente, fazê-lo, sempre, de modo propositivo e fundamentado.

Nunca pleiteamos qualquer cargo e nem trocaríamos a nossa independência por tanto, como bem sabe Vossa Senhoria por nos haver conhecido com maior proximidade nos últimos tempos. Acreditamos que construímos uma bonita história nestes anos de trajetória, que, inclusive e sem qualquer eleição no intervalo, trouxe para nossos quadros três Conselheiros. O nosso apoio, assim, é principiológico e objetivamente vinculado à execução do Plano de Gestão, para a qual pretendemos ser ouvidos na Gestão Política ou através da Coordenação de Relações Institucionais.

Portanto, no instante que o grupo manifesta seu apoio formal, espera que deste modo seja tratado daqui para frente, já que acreditamos que a força coletiva é muito maior do que a soma de nossas individualidades e assim temos operado desde a nossa fundação.

Por fim, novamente apresentando nossa admiração por sua capacidade de capitanear um projeto tão ambicioso, necessário e importante para o crescimento institucional do Grêmio, desejamos sucesso nesta empreitada e nos colocarmos à disposição de Vossa Senhoria para contribuir no que for necessário.

É o que, de público, manifestamos.

SÓCIOS LIVRES