Conhecendo o Sistema SAP

Em 2015 o Grêmio iniciou a implantação do sistema SAP no Clube. Na terça-feira passada os nossos integrantes Daniel Kara e Sandro Schleder estiveram reunidos com o Vice-Presidente Antônio Dutra Jr. para conhecer melhor esta ferramenta.

O principal objetivo da implantação desse sintema no clube é atingir uma visão 360 graus do clube e de maneira online, permitindo que o Conselho de Administração possa ter informações confiáveis e no tempo certo. A plataforma adquirida está entre as mais modernas disponíveis no mercado (versão SAP Hana), permitindo diversos aperfeiçoamentos que virão no futuro, como a onda de tecnonogias da Internet of Things.

sap

O sistema SAP irá contribuir para o clube no gerenciamento de seus processos internos, adaptando o clube aos padrões já utilizados em outras empresas de grande porte. Esse procedimento irá permitir a geração de de diversos relatórios, como por exemplo as demonstrações contábeis, com maior precisão.

A implantação foi finalizada em Janeiro, após 206 dias de muito trabalho. A expectativa é que os primeiros resultados gerenciais já possam ser percebidos ao final do primeiro trimestre de 2016.

Mas a parte gerencial é apenas uma das ferramentas. Uma outra ferramenta é o sistema que já vem auxiliando o Departamento de Futebol. O Grêmio alimenta o SAP com informações de vídeos e jogos, além de dados e scouts de times e jogadores. A ferramenta que alimenta o SAP se chama Opta, desenvolvida pela empresa líder na área da produção de vídeos e cobre diversos campeonatos no mundo.

opta

O Grêmio já tinha um Centro de Dados e essa ferramenta veio propiciar ainda mais informações para os funcionários desse setor. Essa ferramenta permite adquirir diversas informações sobre adversários e sobre o próprio time e jogadores, ajudando nas estratégias e táticas que são implementadas. Com essas estatíscas é possível contruir diversas métricas de performance, como tempo de posse de bola, recuperação de bola, eficiência dos chutes, distância de chutes, etc. E o Grêmio foi o clube pioneiro na América Latina. Todas as informações estão disponíveis em tempo real e passadas ao treinador no intervalo dos jogos.

A perspectiva é fortalecer a cultura analítica no futebol e melhorar a assertividade nas decisões. Um aspecto fundamental é que esse projeto tenha continuidade da vida do clube, sendo mantido por gestões futuras, bem como pelas futuras comissões técnicas.

Em 2014, quando da aquisição dessa ferramenta, que já vem sendo usada antes mesmo da implantação do sistema SAP no clube, o Grêmio fez uma apresentação e o Globoesporte fez uma reportagem muito bacana. Confira AQUI.

O Sócios Livres agradecem ao Vice-Presidente Antônio Dutra Jr. pela oportunidade de aprendizado sobre esta ferramenta.

Equipe de Comunicação
Sócios Livres - Grêmio de Todos