Culpa da Torcida?

Não tá fácil a vida dos Gremistas. Apesar de nos últimos anos estar sempre entre os melhores do Brasileiro, participado bem de diversas Libertadores, chegado em Semis da Copa do Brasil e feito grandes jogos, a falta de Títulos pesa sim.

E não é pela corneta, pode ter certeza, pois com essa convivemos bem toda a nossa vida. Os coirmãos encontram sua razão de existir no Grêmio e estamos vacinados disso. Podem ganhar tudo ou só Gauchão, com nos últimos anos, que toda preocupação deles é com nosso time, desde sempre.

O que incomoda mesmo, é que estávamos mal acostumados! O nosso time era o Copeiro, o Imortal, o levantador de Canecos! E justamente essa característica que nos orgulhava deixou de ser uma realidade nos últimos anos.

O que não consigo aceitar é que diante dos últimos fracassos do Grêmio ouvi algumas críticas ao Torcedor do Grêmio! Justamente essa que é a maior grandeza do Clube a razão dele existir. A maior Torcida do Sul do País! A Torcida mais Fanática do Brasil! Somos Culpados por esse momento? Listo alguns argumentos que tenho ouvido para culpar o Torcedor:

1. Público não compareceu contra o Rosário!

2. Torcida não reclama e apoia todo o jogo! Deveria vaiar!

3. Aplaudiu o esforço dos jogadores mesmo na desclassificação contra o Juventude!

4. Só aplaude jogador aguerrido!

5. Aceita oscilação de jogadores pratas da casa! Tem que mandar embora!

E uma imensidade de frases de efeito que colocam na nossa conta essa situação que estamos vivendo.

Particularmente, discordo de TODAS! Descrevo abaixo uma a uma:

1. Público: O Grêmio tem a 3ª. maior média de público do futebol brasileiro em 2016 (atrás de Corinthians e Palmeiras). Num ano de crise, no final do mês, sem promoção de ingressos, colocamos 82 mil pagantes no estádio de 19/04 a 27/04 (uma semana!). O nosso rival local teve uma media de publico na LA de 2015 muito próxima a nossa e acharam ótimo.

2. Reclamar que a torcida apoia? Certos estão torcedores que vaiam o próprio time durante o jogo? Ou quem sabe os Paulistas que ameaçam de morte os jogadores? Me recuso a falar mais.

3. Aplaudir um belo desempenho mesmo com desclassificação é um ato nobre que reconhece o esforço de quem estava em campo! Respeito também quem vaiou no final. Eu silenciei.

4. Estão errados em pedir garra e pegada, pois foi uma das coisas que mais nos faltou na quarta contra o Rosário! Essa é a alma do Grêmio!

5. Pratas da Casa precisam ser preservados e valorizados! São o patrimônio do Clube! Justamente para nos darem títulos ou pelo menos receita pro Clube!

Enfim, pra mim, estão tentando colocar a culpa no cara errado, o Torcedor!

Os culpados estão no Departamento de Futebol e na Administração do clube que há anos são incapazes de montar um time competitivo, nem para o Gauchão!

Se tem uma culpa que assumo, junto com os mais de 90.000 sócios, é que votamos mal! Somos coniventes com a velha política que usa o clube de trampolim para suas carreiras políticas e negócios!

Precisamos urgente de pessoas competentes e dispostas a ajudar o Clube acima de tudo. Precisamos ampliar a participação e construir um Grêmio de Todos os Sócios e de todos os Torcedores!

Mas hoje é dia de torcer, de acreditar e ser Gremista, como sempre e para sempre!

É isso que nos move! Saímos da depressão para a euforia em uma semana! Sem nenhum fato novo! Só porque somos Gremistas!

“Nos como bons torcedores, sem hesitarmos sequer, aplaudiremos o Grêmio aonde o Grêmio estiver!”

Bruno Ibargoyen
Economista, Sócio do Grêmio desde 1998
Integrante do Sócios Livres - Grêmio de Todos