Grêmio 2015: Expectativas e Realidade

Terminada a temporada de 2015 é hora de fazermos uma avaliação do Grêmio em 2015.

O ano começou com muitas incertezas para Grêmio. Depois de mais um ano de insucessos, o ano de 2015 iniciava com muita apreensão por parte dos torcedores. Na mídia especializada o consenso é que o Grêmio teria muitas dificuldades. Falou-se até em rebaixamento.

Porém esta visão não era consenso entre aqueles que conhecem o Grêmio mais de perto e se ocuparam de entender como estavam se organizando os demais times brasileiros.

No dia 28 de Janeiro de 2015, escrevi um texto com as minhas expectativas. Aos interessados em conferir as palavras originais segue o link AQUI.

Resumidamente eu previa o seguinte cenário:
A) Grêmio aproveitaria que o seu um rival estaria na Libertadores e ganharia o Gauchão;
B) Chegaria longe na Copa do Brasil mas não venceria;
C) Classificaria para a Libertadores.

Os itens B e C se concretizaram. Porém, o Grêmio não venceu o Gauchão.

As previsões ainda falavam em um Palmeiras e Flamengo fortes e Vasco e Cruzeiros desestruturados. O Flamengo deixou muito a desejar. Já as demais previsões se concretizaram, inclusive com Vasco caindo e o Palmeiras sendo campeão. O Cruzeiro começou o ano mal e se recuperou.

Mas em que estavam baseadas estas previsões que não eram as mesmas da mídia especializada? Em um critério muito simples: capacidade do plantel.

O time que venceu o Inter por 4x1 na Arena em 2014 tinha os seguintes jogadores que formariam a base para 2015: Grohe, Geromel, Rhodolfo, Walace, Ramiro, Giuliano e Luan. Eram 7 jogadores que permaneceriam. Tivemos modificações nas laterais e no ataque. Mas a base estava pronta.

Em seguida eu acrescentava: "O grande diferencial de 2015 pode ser a presença de garotos da base".

Minha escalação fictícia já trazia Raul na lateral, que nem chegou a ser aproveitado. Ainda tínhamos Lincoln, Arthur, Paulinho, Balbino e Júnior, que haviam se destacado na Copinha. Nem cheguei a falar de Pedro Rocha e Everton que estavam já com o grupo principal.

Portanto, podemos concluir que o Grêmio atendeu as expectativas. Bem, pelo menos daqueles que se debruçaram sobre as informações e entendem que no futebol a continuidade é muito importante.

Que venha 2016, e que o tão perseguido título seja conquistado na nossa Arena!

arena-roberto

Cristiano Machado Costa
Sócios Livres - Grêmio de Todos