Grêmio: 23 Dias de Emoções

Se você está lendo esse texto na data de publicação, então faltam 23 dias para o dia 9/Março/16. Até lá o Grêmio tem os seguintes jogos:

17/2: Toluca x Grêmio

21/2: Grêmio x Novo Hamburgo

24/2: São Paulo (RS) x Grêmio

27/2: Grêmio x Glória

2/3: Grêmio x LDU

6/3: Grêmio x Internacional

9/3: Grémio x San Lorenzo

Iniciando no dia 17/2 o Grêmio terá três decisões e um clássico. Nesses dias praticamente o ano todo estará em jogo.

Existem basicamente três cenários possíveis.

A) Grêmio atropela e faz 7 ou 9 pontos na Libertadores e vence o clássico. Nesse caso o Grêmio encaminha a classificação na LA e ainda abre vantagem no Gauchão (que se resume a disputar o segundo jogo da final na Arena). De quebra, passa de fase na Primeira Liga.

B) Grêmio faz menos de 6 pontos na LA e empata o clássico. Forma-se um ambiente de muita pressão sobre a Comissão Técnica e jogadores e o Grêmio se arrisca a cair fora prematuramente da LA, disputar a final do Gauchão no estádio do rival e sair da Primeira Liga.

C) Grêmio faz 3 ou menos pontos na LA e perde o Grenal. Ambiente de crise completa. Praticamente se vê eliminado da LA e uma final (se chegar) de Gauchão no Beira Rio. Além de ser eliminado na Primeira Liga, campeonato que tanto lutou para que acontecesse.

Obviamente podem ocorrer combinações desses cenários. Mas notem como os próximos 23 dias são importantíssimos!!!

E porque esses 23 dias podem definir o ano todo?

Perceba que no caso do cenário A o Grêmio estará na trajetória para vencer o Gauchão e seguir na Libertadores e Primeira Liga pelo menos até Maio, e a possibilidade de conquista do Tri aumenta. Nesse cenário o Quadro Social cresce e as finanças entram em dia, os reforços de Roger têm tempo para se ambientar e o clima pode levar a um bom início de Brasileirão. Ao mesmo tempo afunda o rival.

O cenário C é o oposto. A torcida estará decepcionada diante da expectativa previamente gerada e mais uma vez não alcançada. O Quadro Social não responde aos chamados do marketing e ficamos com as dívidas das contratações, que (nesse cenário) não terão dado certo. Roger fica ameaçado, assim como a diretoria de futebol. O torcedor verá o rival ganhando tempo para se arrumar e talvez sendo hexacampeão em casa.

Vejam a importância desses 23 dias!

Temos que preparar nossos corações pois se inicia a Copa que mais gostamos, que temos tradição, somos duas vezes vencedores, mas que nos últimos anos temos deixado escapar.

São 23 dias em que o Grêmio precisa dos seus torcedores e sócios apoiando. São quatro jogos decisivos em 23 dias. Esse ano só será diferente se, ao lado do seu torcedor, o Grêmio conseguir desenhar em 23 dias um rumo ao Cenário A. Um rumo vencedor.

Finalmente vai começar 2016.

Que venham esses 23 dias emocionantes. Que o tricolor supere todos esses grandes adversários. Que sejam 3 jogos com muitos gols na Arena, talvez com um 5x0 e tudo mais. Que você que ainda não é sócio se arrependa muito!!!

Que venham 23 dias de muita emoção!

PS: O Cenário B é o mais desafiador. Ele precisará de mais alguns dias pra virar A ou C. Eu diria uns 6 dias a mais.

PS: E se 23 for o número do nosso destino?

Cristiano Machado Costa - @cristianomcosta
Sócios Livres – Grêmio de Todos
Professor de Contabilidade e Finanças da UNISINOS
Conselheiro Fiscal do Grêmio

Obs: Esse post é de Opinião e não corresponde ao posicionamento oficial do Sócios Livres.