Manifestação de apoio ao Projeto de Gestão

Presidente Fábio Koff

O Movimento Sócios Livres – Grêmio de Todos, desde a sua fundação, tem muito claro que o futebol brasileiro passa por um momento singular em termos de crescimento do consumo do produto futebol. Conforme os especialistas, em pouco tempo, o Campeonato Brasileiro envolverá valores maiores do que os campeonatos de Espanha, Alemanha e Itália.

Estamos diante de uma janela de oportunidades única que, infelizmente, o Grêmio não se encontra apto a aproveitar. Estamos convictos, ainda, de que, consolidado o crescimento, poucos clubes é que se credenciarão a conquistar títulos a partir de suas próprias forças, como evidenciam os exemplos de outros países que passaram por fase semelhante à atual, notadamente Inglaterra e Espanha.

Portanto, os clubes que não se organizarem para aproveitar o atual momento, fatalmente serão relegados a um segundo plano, o que, definitivamente, não é a vocação do Grêmio.

Dentro desta conjuntura, defendemos uma série de ações e idéias com o escopo de efetivamente profissionalizar a gestão do Grêmio e, por meio desta profissionalização, garantir o seu destino manifesto de figurar entre os grandes do futebol nacional e mundial.

Ainda que cada nova gestão, tenha sua filosofia e agregue contribuições particulares, entendemos que o Clube precisa ser dotado de ferramentas institucionais, via Estatuto, que permitam o seu funcionamento e crescimento independentemente do Conselho de Administração da ocasião, inclusive para o efeito de liberar o Presidente, seus Vice-Presidentes e o próprio conselho Deliberativo para as suas altas funções de pensar e analisar todos os possíveis cenários para o crescimento do Grêmio.

Aliás, grande parte do que defendemos na eleição para o Conselho em 2010, tinha exatamente este propósito, de separar a política da gestão e apartar o personalismo como fator preponderantes nas escolhas e ações. A votação alcançada demonstrou que o Sócio já pensa deste modo.

Contudo, não podemos ignorar que a construção desse objetivo, no âmbito administrativo, passa, necessariamente, pela atuação daqueles que tem história, trajetória e currículo vitorioso no clube.

Por tudo isto, após os encontros que tivemos e a partir de tomarmos contato com o detalhamento do Projeto de Gestãoresolvemos manifestar o nosso apoio formal a este plano e a confiança plena na sua capacidade de gerir, conduzir, ouvir e escolher pessoas capazes de implementá-lo.

Na certeza de que o legado do Projeto de Gestão será bem ao feitio de sua vitoriosa história, reiteramos a intenção de contribuir com o sucesso deste Projeto.

SÓCIOS LIVRES - GRÊMIO DE TODOS