Movimentos em Consenso Pelo Grêmio

Sócio Gremista,

Há anos se ouve falar que o Conselho Deliberativo do Grêmio é omisso, é politiqueiro e dividido em grupos que não se entendem. Muito já fizemos e deixamos de fazer, neste Conselho, para que tivéssemos esses rótulos. Mas neste domingo, associado, serás coroado um dos mais bonitos e produtivos capítulos da história do Conselho.

E a tua participação, votando na Assembleia Geral, as alterações estatutárias que colocam o Grêmio na vanguarda dos clubes brasileiros em relação às novas leis e aumenta a democratização do clube, dará o respaldo necessário para que o Grêmio esteja preparado para esse novo cenário do futebol.

E por que votar sim e aprovar essas alterações estatutárias? Isso interferirá nos resultados de campo?

Ao longo deste ano, ocorreram inúmeras reuniões, todas em clima de total entendimento, harmonia e convergência para os interesses do Grêmio. Nessas reuniões, que contaram com a presença de todos os Movimentos Políticos do clube, inclusive daqueles que não ocupam vagas no Conselho, integrantes das Comissões do Conselho Deliberativo, Conselheiros, Sócios e Torcedores Gremistas, foram debatidas, analisadas e dissecadas várias propostas de alterações estatutárias. Foram convencionadas como indispensáveis para o futuro clube e para os ajustes fiscais e administrativos que permitirão ao Grêmio retomar o caminho das vitórias em campo, as seguintes alterações:

1. Adaptação obrigatória do Estatuto do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense às disposições contidas na Lei 13.155/2015 (denominada Profut). Com o objetivo de adequar o estatuto do clube às novas regras do futebol impostas pelo Profut e permitir ao clube uma gestão mais profissional, austera e eficiente, essa alteração cria mecanismos de controle e regramentos financeiros e de gestão que permitirão ao Grêmio se tornar administrativa e financeiramente saudável.

2. Alteração do tempo de mandato do Conselho de Administração e da data das eleições. Com o objetivo de reduzir o número de eleições (e seus conseqüentes embates e desentendimentos políticos) e permitir maior continuidade (pelo menos três anos) num projeto de gestão, essa alteração faz com que as eleições para o Conselho Deliberativo e para Presidente e Conselho de Administração ocorram no mesmo ano e apenas de três em três anos.

3. Redução da cláusula de barreira de 20% para 15%. Com o objetivo de democratizar ainda mais o Conselho Deliberativo do Grêmio, essa alteração reduz de 20% para 15% o mínimo de votos que uma chapa inscrita para o Conselho precisa obter para eleger conselheiros, o que facilita para que novos sócios possam ingressar no conselho, oxigenando e pluralizando o Conselho. Também veda a possibilidade (que pelo estatuto anterior era permitida e já ocorreu) de uma única chapa eleger todos os conselheiros.

4. Fixação de novos requisitos para os cargos de Vice-Presidentes do Conselho de Administração. Com o objetivo de regrar e vincular ao quadro de sócios do clube a escolha dos integrantes do Conselho de Administração, essa alteração faz com que o cargo de vice-presidente, que antes nem sócio do Grêmio precisava ser, tenha tempo mínimo de associação ao clube e se enquadre nas regras previstas pelo nosso estatuto para ser elegível ao Conselho de Administração.

Aprovação em reunião histórica no Conselho! Parabéns e obrigado, Presidentes!

Para que tudo isto fosse debatido, analisado e convencionado nessas imprescindíveis alterações, temos que destacar a decisiva e irretocável atuação do Presidente do Conselho Deliberativo, Milton Camargo. De forma transparente e democrática desde as primeiras reuniões, o Presidente envidou todos os esforços para que houvesse o entendimento e o engajamento de todas as correntes do clube a fim de ajustarmos e aprovarmos de forma histórica essas alterações.

Cabe, também, destacar o engajamento e a participação decisiva do Presidente Romildo e seu Conselho de Administração, tanto nas discussões técnicas como no entendimento político que permitiu a aprovação das propostas.

E agora, Sócio Gremista, cabe a nós todos finalizar esse belíssimo e decisivo capítulo da nossa história.

Vamos comparecer na Assembleia Geral, neste domingo na Arena, das 10h às 15h e ratificar essas alterações necessárias para o futuro do Grêmio.

Saudações Tricolores!

Pierre Gonçalves
Conselheiro Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Coordenador do Movimento Sócios Livres - Grêmio de Todos