Nota Oficial Contra o Racismo

O movimento Sócios Livres-Grêmio de Todos, em repúdio aos acontecimentos ocorridos ontem na Arena no jogo contra o Santos atingindo com ofensas racistas ao atleta Aranha, largamente divulgados na imprensa, se manifesta oficialmente através desta nota.

Nosso clube tem em suas cores o PRETO, nosso hino foi escrito por um NEGRO, nossa bandeira tem uma estrela homenageando um NEGRO.

O Grêmio não é uma instituição racista. Nossa torcida, em sua esmagadora maioria, não é racista.

Racismo não é uma problema clubístico e sim um problema social. Não é local e sim mundial.

Porém, como gremistas exigimos uma ação forte desta direção que está à frente do Grêmio para punir (ou ajudar a punir) exemplarmente quem pratica atos racistas. Acreditamos que somente uma nota oficial por parte do clube não seja suficiente.

Entendemos que no caso específico do jogo de ontem, fica muito fácil identificar os criminosos. Solicitamos a direção do Grêmio que formalmente faça uma queixa policial contra estes envolvidos, independentemente de serem sócios ou não.

Só assim, o Grêmio como instituição estará fazendo algo efetivo para combater este mal social e, com este ato, dando um exemplo aos demais clubes do Brasil.

Não podemos deixar que o nosso clube, sócios e torcida recebam o rótulo de racistas por causa de atos isolados.

Sócios Livres - Grêmio de Todos