Nota Oficial de Apoio ao Departamento do Torcedor Gremista

Ontem recebemos uma grande notícia: o Grêmio recriava um departamento específico para tratar dos assuntos da torcida tricolor. Tendo como uma das fontes de inspiração o anteriormente criado Departamento Eurico Lara, o modelo de departamento é inspirado em iniciativas bem sucedidas de clubes alemães, como o Borussia Dortmund.

É notório e recorrente que existem diferentes tratamentos por parte de alguns órgãos públicos com relação a torcida do Grêmio e outras torcidas. Também sabemos que as relações internas do Grêmio com o seu torcedor podem ser aperfeiçoadas, buscando a perfeita sintonia que certamente nos auxiliará em novas conquistas.

Deste modo, os Sócios Livres saúdam a criação deste departamento. Apoiamos a iniciativa e entendemos a necessidade de sua existência. Também nos colocamos desde já à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance, cientes de que este é um passo muito importante para estreitar a relação de clube e torcida.

Entretanto, um departamento com esta responsabilidade, visibilidade e envolvimento, no nosso entender, deve atuar com autonomia e profissionalismo, visando unicamente a melhoria das relações do Grêmio, seus torcedores e comunidade esportiva em geral. Além disso, tal projeto deve ser do clube para o clube, sem qualquer margem para personalização e uso, mesmo que indireto, para outros fins.

Dito isto, nos causou surpresa a indicação de um político para a direção deste departamento. Está latente na memória de todos os gremistas os resultados de se ligar entes políticos e torcida. Convém destacar que o próprio presidente Romildo Bolzan se afastou da presidência do seu partido para dedicar-se ao dia a dia do nosso Grêmio.

O indicado para a direção do novo departamento é Kevin Krieger, vereador e pré-candidato à prefeitura de Porto Alegre. Cabe frisar que em momento algum trata-se de pessoalizar a crítica na pessoa do vereador Kevin, tampouco entrando no mérito de qualificação pessoal e idoneidade, mas ressaltar a importância de não abrirmos precedentes, uma vez conhecida a importância que é trabalhar diretamente com a massa de torcedores para os resultados de urna.

Com isto, queremos nos posicionar fortemente favoráveis a criação deste departamento, porém totalmente contrários a participação de entes políticos neste ou em qualquer outro projeto do clube.