Nota Oficial: Manifestação Sobre o Novo Adiamento da Demonstração de Contas

Os movimentos que representam a Frente Pelo Grêmio vêm, por meio desta nota, manifestar seu descontentamento com o segundo adiamento da demonstração de contas do exercício do primeiro trimestre de 2016.

O prazo determinado no estatuto, até o final do mês de abril, já não havia sido cumprido pelo Conselho de Administração, tendo sido solicitado adiamento para o dia 31 de maio, justificado pela migração do sistema de gestão para o novo da SAP, que precisaria de ajustes motivadas por pequenas dificuldades na transição.

O fato da gestão atual do clube ter novamente solicitado adiamento preocupa, pois parece demonstrar falta de controle pleno do projeto e, tão importante quanto isso, a desconsideração com os prazos legais e estatutários, cumpridos nos últimos anos por todas as gestões, inclusive com a dedicação do Conselho Fiscal e Comissões do Conselho Deliberativo, que apresentam seus pareceres sobre a situação, para entregar elas em tempo hábil, apesar de muitas vezes o tempo ser restrito.

Se o sistema novo não está totalmente implantado e pronto para funcionar e fornecer os dados e relatórios gerenciais aos gestores, Conselho de Administração e Conselho Deliberativo, seria coerente ter o sistema antigo ainda funcionando plenamente, com as informações necessárias garantidas, sem qualquer prejuízo ao Clube.

Lamentamos que isso esteja ocorrendo, e que chegando no último mês do primeiro semestre, os Conselheiros ainda não puderam realizar sua função de fiscalizar a gestão e avaliar o desempenho realizado pela gestão nos primeiros 3 meses do ano, prejudicando a transparência exercida neste sentido nas gestões anteriores.

Por fim, esperamos que este fato seja uma exceção, e que as demonstrações financeiras em breve sejam disponibilizadas, com os reais resultados, como é tradição dessa instituição.

FRENTE PELO GRÊMIO
Movimento Grêmio Independente
Movimento Grêmio Novo
Movimento Nação Tricolor
Sócios Livres, Grêmio de Todos