O que esperar do Grêmio em 2015?

Pairam muitas dúvidas sobre o futebol do Grêmio em 2015.

Diante da situação econômico financeira do clube, se fez necessário uma redução de folha salarial. Foram muitas mudanças no elenco do clube e os investimentos foram pontuais. Como estratégia de longo prazo, me parece que a nova direção acerta. Ainda mais diante das incertezas quanto a aquisição da gestão da Arena e da situação da OAS.

É natural a desconfiança do torcedor quanto aos resultados de campo. Eu mesmo estou um pouco apreensivo. Mas se observarmos com cuidado, o futebol do Grêmio pode não estar tão distante do que foi apresentado em 2014. Posso pensar em no seguinte time base num 4-4-2 em losango: Grohe; Raul, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro, Giuliano e Douglas; Luan e Moreno. Notem que 7 destes jogadores estiveram no último Grenal.

Eu confesso que gostaria que Zé Roberto e Alan Ruiz tivessem ficado. Mas compreendo a natureza das dispensas. Por outro lado as saídas de Werley e Pará foram boas notícias.

O grande diferencial de 2015 pode ser a presença de garotos da base. Notem que na minha escalação fictícia eu já coloquei o Raul, o lateral-direito destaque da Copinha. Temos ainda Lincoln, Arthur, Junior, Paulinho, Balbino, e outros jovens. Eu também gostaria de ver o Everaldo tendo algumas oportunidades no ataque.

Eu sei que 2014 não foi um ano nada bom. Ficamos aquém dos nosso objetivos. Sei também que em 2015 muitos times se reforçaram, casos de Flamengo e Palmeiras. Mas alguns também se desmontaram, como o Cruzeiro e Vasco.

A grande pergunta é: o que esperar do Grêmio em 2015? A minha resposta é muito simples. Espero que o Grêmio consiga aproveitar que o seu rival estará preocupado com a Libertadores e conquiste o Gauchão. Também espero que consigamos nos classificar para a Libertadores de 2016. Acho muito improvável a conquista da Copa do Brasil com os times fortes entrando no final. Mas não é impossível. Acho que aí passa por termos um bom primeiro semestre e conseguirmos trazer um ou dois reforços na janela do meio do ano.

Agora é torcer! Sábado estarei lá apoiando! Vamos Grêmio!

Cristiano M. Costa