Os Números do Sucesso da Grêmio Rádio

Recentemente apresentei meu TCC, para concluir o curso de Jornalismo na Unisinos, cujo tema era: “Os gremistas e o rádio esportivo no RS: A opinião dos torcedores do Grêmio sobre a imprensa esportiva gaúcha”. Dentre muitas respostas interessantes, destaco a pergunta acerca da preferência da rádio do torcedor para ouvir os jogos do clube.

O que constatei foi que a Grêmio Rádio domina a preferência da torcida bastante à frente da Rádio Gaúcha, conforme gráfico abaixo.

SL GRAFICO 1 (1)

Amostra Completa - Rádio de Preferência

Por faixa etária, dos 19 anos em diante, a rádio do clube domina as demais concorrentes, tendo seu ápice entre as pessoas de 51 a 60 anos (gráfico), com 54% da preferência, ou seja, 27 gremistas dos 50 que responderam à pesquisa.

SL GRAFICO 2 (1)

Amostra: Pessoas de 51 a 60 anos

Quando dividimos por região, a Grêmio Rádio não perde em nenhum canto do mundo. O público da Grande Porto Alegre é o que mais prefere a rádio tricolor,  49,29%, ou 69 entre 140 gremistas.

SL GRAFICO 3

Amostra: Grande Porto Alegre

Dentre os sócios gremistas, 47,72% - 188 entre 394 gremistas – sintonizam na Grêmio Rádio para ouvir as partidas do clube.

Amostra: Sócios Gremistas

Amostra: Sócios Gremistas

Diante deste cenário, me pergunto: o gremista cansou da imprensa tradicional? Acredito que sim, especialmente os que acompanham o clube há mais tempo. No meu TCC, há avaliação acerca do trabalho da mídia e dos profissionais que nela trabalham.

O TCC com os resultados gerais, comentado, está aqui: goo.gl/067zgP e os gráficos de todas as respostas, inclusive as segmentadas por idade, região e associação ao Grêmio está aqui: goo.gl/Lt1Q5d.

Essa é uma oportunidade para o próprio clube perceber que a iniciativa de ter uma rádio deu certo e, a partir disso, melhorar ainda mais o seu conteúdo.

E vocês, ouvem o Grêmio por onde?

Augusto Turcato
Sócio do Grêmio desde 2006
Integrante do Sócios Livres - Grêmio de Todos