Problemas de Logística e Funcionamento na Arena

Após o último jogo do Grêmio na Arena (Grêmio 0 x 0 Goiás, 16/Julho), nosso integrante Günther Gartner enviou o email abaixo para administração da Arena do Grêmio e para a Ouvidoria do Grêmio (relacionamento@arenapoa.com.br e ouvidoria@gremio.net) no intuito de externar suas preocupações quanto ao funcionamento da Arena:

Cara administração da Arena Porto Alegrense,

Neste dia 16/07 tivemos a reestreia do Grêmio no Brasileirão e motivado pela saudade de ver o Grêmio jogando, saudade da Arena e impulsionado por ter recebido uma ligação no celular com uma gravação do Giuliano solicitando o meu comparecimento na Arena (parabéns ao Marketing!), eis que me aventurei para o Humaitá. Mas o que vi lá, e não fui o único a ver isso, foi que a organização da Arena para o jogo não foi preparada para receber os torcedores pois foram vários os setores que não funcionaram e frustraram/irritaram quem se dispôs a assistir ao jogo em um horário que por si só já complicado devido ao trânsito pesado que normalmente existe neste horário das 19:30h.

Abaixo listo os pontos que presenciei e outros que me foram informados por quem os presenciou:

- O acesso ao 4º anel, lado oeste, é feito pelos portões C e X, sendo que o portão C estava fechado, causando filas enormes durante o transcorrer do jogo. As fotos em anexo foram tiradas às 19:45h;

- Havia somente 1 bar funcionando em todo o lado oeste do setor Gold, causando filas no atendimento;

- Faltou comida nos bares do setor cadeiras gramado;

- No estacionamento E2 havia apenas 1 pessoa cobrando a entrada do estacionamento, gerando fila na entrada. Dentro do estacionamento não havia ninguém para organizar o estacionamento e a iluminação estava ruim, além dos restos de obra existentes.

Analisando estes itens sem o conhecimento do outro lado (da organização) tem-se a impressão de que os transtornos ocorreram pela economia na contratação de pessoas para trabalhar no jogo/evento, esta é a impressão que fica.

Acredito que o Grêmio e a Arena Porto Alegrense devam possuir, ou ao menos deveriam, planos de ação diferentes para atender 20, 30, 40, 50 mil torcedores nos jogos, com esquemas de funcionamento diferenciados, com mais ou menos funcionários, mas sempre pensando no melhor conforto do torcedor, pois o torcedor precisa se sentir a vontade e precisa ter prazer de ir na Arena, caso contrário o ÚNICO beneficiário disto será o fornecedor de pay per view, pensem nisto!

Neste momento entro em contato por e-mail apenas com vocês, visto que gostaria que este caso fosse resolvido internamente, mas, claro, se nada for feito, infelizmente terei que enviar este mesmo e-mail ao pessoal da imprensa, publicar nas redes sociais para que exista uma pressão mais forte, mas este é o pior caminho pois expõe publicamente que há toda esta desorganização ocorrendo, realmente não gostaria de fazer isso, pois o que quero é o bem do nosso Grêmio.

Atenciosamente
Günther Gartner

A representante da Ouvidoria do Grêmio, Liliane Pagnossin, respoundeu ao nosso integrante no dia seguinte (copiando o email da Arena para que este também se manifestasse):

Boa Tarde!
Obrigada pelo contato.
Encaminhamos sua manifestação para conhecimento dos responsáveis pela administração da Arena Porto Alegrense.
OBS.: Lembramos ao Setor que nosso compromisso é responder, ao Sócio/Torcedor, no prazo de até 72 horas, com cópia para Ouvidoria.
Um abraço gremista,
Liliane Pagnossin

Na sexta-feira, o representante da área de relacionamento da Arena, Christiano Marques, enviou ao nosso integrante a seguinte resposta (copiando o email da ouvidoria):

Bom dia sr. Gunther.

Primeiramente agradecemos a oportunidade deste contato. As considerações prestadas são sempre de grande valia para buscarmos melhorias em nossos serviços.

Referente ao seu relato, pedimos desculpas por qualquer desconforto gerado e informamos que o processo de mapeamento dos portões de acesso a Arena é realizado pela equipe de planejamento e operações onde a mesma realiza este mapeamento de acordo com o publico estimado para cada evento podendo sofrer alterações conforme demanda, aumentando ou diminuindo o numero de portões em funcionamento. Este procedimento é adotado também por outros estádios do Brasil com estrutura semelhante à Arena.

Salientamos também, que devido ao grande volume de torcedores que chegam próximo ao horário de início do jogo ao mesmo tempo, dificulta o fluxo de entrada ao estádio. Por este motivo, reforçamos sempre aos torcedores para que sempre que possível se programem para chegar com antecedência, garantindo assim mais conforto e evitando filas.

Suas considerações referente ao acesso e bares já foram repassadas a equipe responsável que avaliará com atenção e verificará a possibilidade de melhorias nos próximos eventos. Quanto ao E2, repassaremos para a empresa Auto Park que é a administradora do estacionamento, para que sejam analisadas.

Nos mantemos sempre à disposição.

Atenciosamente,
Christiano Marques

A troca de emails acima reflete um pouco como anda o relacionamento da Arena e do Grêmio com o seu associado. No fundo, o representante da Arena está dizendo para o associado que para ter conforto ele deve chegar antes.

Claramente o planejamento não foi feito corretamente. O clube faz um grande esforço para atrair sócio e torcedores ao jogo e quando estes fazem um grande esforço para sair o mais cedo possível de seus trabalhos e mesmo assim chegar em cima da hora, são tratados como torcedores de um estádio qualquer (" procedimento é adotado também por outros estádios").

Fica aqui nossa manifestação totalmente contrária a esse tipo de relacionamento e planejamento. Em jogos em dia de semana e com horário cedo, como foi o caso, o planejamento tem que prever esse tipo de chegada de última hora pois muitas pessoas trabalham e o trânsito no entorno é complicadíssimo.

Mais ainda, é inconcebível que justamente nesse horário a Arena tenha mudado o ponto de pagamento do estacionamento E2 e ainda diminuído o número de atendentes causando uma imensa fila que se extendia pelas avenidas A. J. Renner e Padre Leopoldo Brentano.

Os Sócios Livres compartilham com os demais sócios e torcedores o nosso esforço no sentido de pelo menos informar a Arena e ao Grêmio o que vem acontecendo e incentivamos que os demais associados e torcedores façam o mesmo até recebermos um tratamento que seja da altura da grandeza do torcedor gremista.

Sócios Livres - Grêmio de Todos.

PS: Especial agradecimento ao nosso integrante Günther Gartner pela iniciativa.