Quem Somos

Somos sócios, torcedores, apaixonados pelo Grêmio, viemos das arquibancadas, em comum o sentimento, o afeto pelo clube e a certeza de que juntos podemos fazer um Grêmio ainda maior. Olhamos para o futuro alicerçados no passado, queremos um clube forte, vencedor, espelhado na sua gloriosa história centenária, um Grêmio plural, social.

Queremos um Grêmio de Todos, um Grêmio para Todos.

Missão

Contribuir com o Grêmio, através da qualificação e do profissionalismo, propondo projetos e ações efetivas de gestão que perpassem as direções e esferas institucionais eleitas, diminuindo a distância entre o clube e os gremistas.

Visão

Tornar-se o grupo político referência de protagonismo em contribuições qualificadas e mudanças efetivas na relação sócio e administração, levando o Grêmio a títulos e conquistas permanentes.

Valores e Princípios

Postura reta de ação – Ter uma postura firme e segura independente de participar ou não da gestão. - Não negociamos nossa Missão e Valores.

Coerência – Liderança pelo exemplo. Fazer o que pregamos. Alianças com valores semelhantes.

Profissionalismo – Tomar decisões baseadas em critérios de conhecimento.

Protagonismo – Buscar destaque nas ações e processos em prol do Grêmio. Ser pioneiro vislumbrando resultados de ações.

Propositivo – Pautar nossas ações em propostas efetivas sempre visando a manutenção da nossa Missão e o alcance da nossa Visão

Democracia – Pautar ações pelo coletivo e pelo clube

Breve Histórico

Nosso movimento surgiu a partir da terceira via, que foi uma frente composta pelo movimento Grêmio do Prata e por nós, sócios, formada para concorrer às eleições do Conselho Deliberativo em 2010. A terceira via foi o fato novo, uma vez que os sócios “disseram”, pelas urnas, que esperam mudanças na cultura política do nosso Grêmio. Com o fim das eleições, a frente foi desfeita e cada um dos movimentos seguiu seus trabalhos de forma autônoma e independente.

Nas eleições de para o Conselho Deliberativo de 2013 formamos uma chapa com três movimentos: Sócios Livres, Grêmio Sempre e Multicampeão. No confronto Odone x Koff, nossa postura foi de apoio a candidatura de Fábio Koff para a presidência. Postura essa de apoio crítico, entendendo que deveríamos apoiar mas também solicitar que nossas visões e propostas em prol dos gremistas fossem implementadas.

Entre 2013 e 2014 os Sócios Livres ajudaram a desenvolver o Curso de Gestão de Clubes de Futebol em parceria com a Unisinos e coordenado pelo nosso presidente Pierre Gonçalves e também por Carlos Diehl (Grêmio Sempre e Unisinos). Essa foi uma das bandeiras propostas na eleição e desenvolvida pelo clube com o nosso apoio.

Em 2014, pela primeira vez os Sócios Livres participaram de uma chapa que efetivamente levou um nome como candidato a presidência do clube. Organizada com conselheiros independentes que também entendiam que as demais candidaturas propostas não contemplavam as ideias dos sócios gremistas, os Sócios Livres participou da chapa #ProjetoGrêmio. Nossa chapa foi uma das 5 inscritas para a etapa eleitoral que aconteceu no Conselho Deliberativo. Apresentamos o nome do nosso presidente Pierre Gonçalves e as nossas ideias, acompanhadas das ideias dos conselheiros independentes e outros sócios gremistas, culminaram em um projeto que se encontra disponível AQUI.