Transparência na Gestão Administrativa do Grêmio

Uma das principais bandeiras do movimento Sócio Livres - Grêmio de Todos é a busca pela transparência nas relações entre o Grêmio (em suas diversas instâncias) e os seus associados e torcedores. Diante do recente debate sobre a transparência do terceiro aditivo, o papel do Conselho Deliberativo neste episódio e das ações do Conselho de Administração e Presidência na busca pela transparência, viemos lembrar que os Sócios Livres já encaminharam proposta nesse sentido em 2011.

Preocupados em apresentar uma forma de conciliar o acesso à informação com a necessidade de preservar detalhes de natureza confidencial, estratégica ou financeira do clube, entregamos ao então presidente do Conselho Deliberativo, Raul Régis de Freitas Lima, uma proposta que propiciava a disponibilização das atas das reuniões do Conselho Deliberativo nos seguintes moldes:

Elaboração e publicação de um resumo da Ata que apresente:

1) A ordem do dia;

2) A freqüência dos Conselheiros: apresentando a lista completa dos Conselheiros presentes e o levantamento dos ausentes e dos que justificaram falta;

3) Os pronunciamentos: pela ordem de manifestação durante a sessão, com identificação do Conselheiro e do assunto tratado. Cujo conteúdo é extraído e/ou transcrito de forma resumida conforme aparece na Ata original.

Para acessar a proposta original clique AQUI.

Lembramos portanto, que enquanto cobra transparência do presidente do Conselho de Administração, o presidente atual do Conselho Deliberativo possui em mãos uma proposta que pode ser colocada em prática imediatamente e que traria muito mais transparência ao relacionamento entre o Conselho Deliberativo e os associados e torcedores gremistas.

Certos de que essa proposta atende ao Sócios, acreditamos que o Presidente do Conselho Deliberativo a implementará o mais breve possível, visto as suas recentes manifestações pela transparência dos atos do Conselho de Administração para com o Conselho Deliberativo.

Atenciosamente,
Sócios Livres - Grêmio de Todos