Um 2015 de Trabalho pelo Grêmio!

O ano de 2015 foi de muito empenho dos integrantes do Sócios Livres em prol do Grêmio, buscando contribuir para o presente e o futuro do nosso clube. Abaixo listamos algumas ações do Sócios Livres no ano que passou:

Curso de Gestão de Clubes de Futebol
Ao longo do ano de 2014, sob coordenação de Pierre Gonçalves, integrante dos Sócios Livres, realizou-se o curso de Gestão de Clubes de Futebol, numa parceria entre Grêmio e Unisinos. Mais de 70 alunos, entre conselheiros, funcionários e associados do Grêmio, cursaram aulas de Gestão de Pessoas e Processos, Finanças, Contratos, Direito desportivo, Categorias de Base e Formação de Atletas e outras. Formados em 2015, os alunos apresentaram os trabalhos de conclusão para uma banca composta executivos do clube e os melhores participarão de estágios orientados ainda em 2016. Dentre eles estavam os nossos integrantes Everson Sobral Ribas da Rocha, David Pereira Garcia Júnior e o próprio coordenador Pierre Gonçalves.

curso

Pierre, David e Everson

Ciclo de Palestras
Durante o ano de 2015 pudemos contribuir, por meio do integrante Sandro Schleder, para a educação financeira das categorias de base. Foi uma satisfação muito grande entender que nossos jovens atletas e futuros profissionais já partem para a vida profissional com uma visão mais ampla a respeito da sua relação com a gestão financeira pessoal. Saber lidar bem com o tema dinheiro é uma característica valorosa para a vida adulta. É gratificante também saber que nossos jovens atletas tiveram um excelente desempenho escolar em 2015. Também foi dado continuidade ao trabalho de orientação sexual, gravidez na adolescência e prevenção de DST´s realizado nas categorias de base desde o ano de 2010 pelo Dr. Marcelo Bicca, também integrante do Sócios Livres. Durante todo o ano foram dadas palestras que contribuem para a informação, crescimento pessoal e responsável dos jovens atletas. Pretendemos manter a contribuição ao Grêmio com o ciclo de palestras no ano de 2016.

sandro

Sandro Schleder

Bicca

Marcelo Bicca

Debatendo a Nova Regra da FIFA, o PROFUT e as Despesas do Grêmio
Em janeiro de 2015, apresentamos texto analisando a mudança legislativa da FIFA que anunciou, a partir de junho de 2015, o fim da chamada"third-party ownership" (participação de terceiros na relação trabalhista clube/jogador). No texto intitulado "Fifa põe fim ao jogador-pizza?", o integrante Leandro Vidal traça uma análise dos efeitos da decisão da Fifa e novas tendências de investimento. Leia aqui: http://socioslivres.net/site/fifa-poe-fim-ao-jogador-pizza. Já o PROFUT foi dicutido em detalhes, após aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, pelo integrante Cristiano Machado Costa. Confira o texto na íntegra clicando no link: http://socioslivres.net/site/entendendo-o-profut/. Os integrantes Cristiano e Carlos Lenuzza também escreveram um texto didático e detalhado sobre as despesas administrativas do Grêmio, tema muito importante para o projeto de reestruturação financeira do clube. Confira aqui: http://socioslivres.net/site/reduzindo-despesas/

Incentivos Fiscais
No primeiro semestre de 2015, o movimento Sócios Livres, por meio dos integrantes Leandro Vidal e Cristiano Costa, apresentou à Direção Gremista dois projetos. A primeira propost era o de pagamento de dívidas fiscais do Clube diretamente por sócios e torcedores, nos moldes do que já existe em outros clubes (vide www.flaemdia.com.br). O projeto foi encaminhado à Direção que mostrou interesse de implementá-lo em breve. A segunda proposta foi a revisão e a reapresentação dos projetos de ampliação do Centro de Treinamento de Eldorado, para fins de captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte. Diante das propostas apresentadas, fomos convidados a participar do Comitê de Incentivos Fiscais, onde pudemos colaborar ao longo do ano para que o projeto de ampliação do CT de Eldorado fosse novamente apresentado ao Ministério do Esporte, tendo logrado aprovação de nova captação de recursos na ordem de 8,5 milhões (ver http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/12/23/gremio-obtem-aval-para-reforma-de-r-85-milhoes-em-ct-da-base.htm), fato que trará grande benefício à formação de nossos atletas na Base de Eldorado. Agora, resta trabalhar de forma eficiente para evitar os embaraços que frustraram os projetos anteriores. Apresentamos este projeto porque temos a convicção que o melhor legado que podemos deixar ao Clube é o investimento nas nossas categorias de Base. Investimento em nosso futuro.

Eleição no Conselho Fiscal
Em Maio de 2015 o Conselho Deliberativo do Grêmio empossou o sócio e integrante do Sócios Livres Cristiano Machado Costa como um dos membros do Conselho Fiscal do clube. O Conselho Fiscal é um órgão de fiscalização da administração financeira do Grêmio. Ao Conselho Fiscal cabem diversas responsabilidades previstas no Capítulo XI do Estatuto do Grêmio, dentre as quais a de apresentar ao Conselho Deliberativo pareceres anuais sobre o movimento econômico-financeiro do clube. Os Sócios Livres mais uma vez mostramram a sua disposição a contribuir para a gestão eficiente, profissional e de qualidade do Grêmio por meio de seus quadros, ideias e projetos.

Jogo Histórico: Santos 1 x 3 Grêmio
Seguindo a tradição de acompanharmos o Grêmio fora de casa, nosso integrante Fernando “Junka” Junqueira presenciou uma das poucas vitórias conseguidas por times gaúchos na história dentro da Vila Belmiro e única derrota do Santos em casa no brasileiro de 2015. Foi uma das partidas em que o Grêmio envolveu totalmente o adversário, mostrando o esquema de toques rápidos adotado pelo Roger. Todos os custos com a viagem e ingresso foram de responsabilidade do próprio Junka.

junka

Vilson Junqueira e Junka

Fórum de Debates
No ano de 2015, o Sócios Livres participou ativamente do Fórum de Debates junto a diversos movimentos políticos do Grêmio, em trabalho reconhecido que se estendeu de janeiro à setembro através de reuniões com periodicidade quinzenais ou mesmo semanais. O grupo contribui com propostas de alteração estatutária buscando uma maior democratização da composição do Conselho Deliberativo (redução da cláusula de barreira), melhor dinâmica administrativa (mandato de 3 anos), regramento da antecipação de receitas, adequação ao Profut, portal transparência, dentre outras. As alterações aprovadas em Assembléia no Conselho permitiram que o Grêmio avançasse em questões fundamentais para o fortalecimento do clube nos próximos anos. Em 2016, o movimento seguirá contribuindo dentro do Fórum de Debates conduzido de forma profícua pela Presidência do Conselho Deliberativo do Grêmio.

Assembleia de Sócios
Cumprindo nosso ritual democrático e nosso direito de associados, os integrantes dos Sócios Livres participaram em massa da Assembléia Geral de Sócios que consolidou, com mais de 95% de aprovação, as alterações estatutárias que foram trabalhas no Fórum de Debates e aprovadas no Conselho Deliberativo. Assim, em três instâncias democráticas, Fórum, Conselho e Assembléia, as alterações estatutárias que colocam o Grêmio na vanguarda em democracia e instrumentos estatutários de gestão, foram a provadas e legitimadas em 2015.

Gestão em Campo
Organizado pela diretoria do Grêmio, o evento Gestão em Campo reuniu mais de 300 pessoas, entre associados, conselheiros e representantes de movimentos políticos. Os integrantes dos Sócios Livres participaram em peso e se informaram sobre todas as novas práticas de gestão corporativa que vem sendo adotadas pelo clube. Confira a matéria sobre o evento diretamente no site do Grêmio: http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=18786&language=0

gestao

Elmo, Cristiano, Roberto, Pierre, Timm, Bicca e Luis Carlos

Revisão do Planejamento Estratégico
Presidida pelo conselheiro Pierre Gonçalves, do Sócios Livres, a Comissão de Acompanhamento do Planejamento Estratégico, composta por integrantes de vários movimentos do clube, sob a supervisão e respaldo do Presidente do Conselho Deliberativo, Milton Camargo, realizou durante o ano de 2015 uma análise completa do atual estágio do Planejamento Estratégico do clube. A Comissão constatou a necessidade de fazermos uma revisão geral e atualização do Planejamento, visto que em 2015 houve o vencimento do prazo para revisão e a mudança, de fato, do clube para a Arena. A Comissão apresentou para o Conselho, e posteriormente ao Fórum, o trabalho e um histórico do Planejamento. A partir desse trabalho, da solicitação do Fórum e do Presidente do Conselho Deliberativo, com pronta aceitação do Presidente Romildo e seu Conselho de Administração, foi formada uma comissão composta por integrantes do Conselho de Administração, Executivos do Clube e Integrantes dos Movimentos que coordenará, durante o ano de 2016, a revisão e atualização do Planejamento Estratégico do Grêmio.

A Arena do Grêmio
O nosso integrante e estatístico Jéferson Matos analisou os números da Arena e mostrou que em campo a Arena já é do Grêmio. Foram analisadas as primeiras 80 partidas na Arena e o resultado foi um aproveitamento de 64% de vitórias, 21% de empates e apenas 15% de derrotas. Confira todos os números no post: http://socioslivres.net/site/no-campo-a-arena-ja-e-do-gremio/

Classificação em Criciúma
Dentre muitas viagens que o nosso movimento fez em 2015, não poderíamos deixar de destacar também a conquista da vaga na Copa do Brasil em Criciúma!

Adelar, Jéferson e Timm

Augusto, Jéferson e Timm

112 Anos do Grêmio
Os integrantes do Sócios Livres mais uma vez estiveram presentes no aniversário do nosso Tricolor. Em peso comparecemos ao banquete organizado pelo clube e celebramos 112 anos de conquistas.

Sócios Livres no Aniverário de 112 Anos

Sócios Livres no Aniverário de 112 Anos

Apoio ao Departamento de Torcidas
No dia 28/11/15, o Grupo Sócios Livres lançou nota oficial de apoio ao projeto Departamento de Torcidas que foi lançado em Novembro, entendendo que este departamento é vital na normatização e organização das relações do Grêmio e seus torcedores, e, em função disto, mostramos nossa preocupação com o uso político que possa ser feito no comando desta área do clube.
Veja a nota na integra: http://socioslivres.net/site/nota-oficial-de-apoio-ao-departamento/

Eleições Internas
Encerrando 2015, na última Assembleia Geral do grupo, foi realizada a eleição da coordenação dos Sócios Livres. A chapa única, composta por Marcelo Bicca (Coordenador Institucional), Sandro Scheleder (Coordenador Interno), David Garcia (Coordenador Financeiro), Everson Sobral (Secretário Geral), Cristiano Costa (Coordenador de Comunicação), Pierre Gonçalves (Coordenador Conselheiro) e Roberto Paz (Coordenador Conselheiro), foi eleita por unanimidade. Outro fato a destacar, é que os integrantes se uniram e formaram pequenos grupos com intenção de auxílio aos coordenadores em cada função, tendo em vista o ano que teremos de grande movimentação com duas eleições dentro do Grêmio.

Que venha 2016! #GrêmiodeTodos