Porto Alegre acaba de ganhar uma nova rua 100% gremista. Trata-se da Rua Airton Ferreira da Silva, o Pavilhão, que ficará ao lado da Arena do Grêmio e nasceu a partir de uma iniciativa do Sócios Livres - Grêmio de Todos iniciada em 2012.
O Sócios Livres – Grêmio de Todos buscaram homengear um dos maiores jogadores da história do clube. O movimento fica feliz de poder contribuir para que o entorno da nossa nova casa possa abrigar um pouco da memória do clube que certamente passa por feitos de seus grandes jogadores, como foi Airton Ferreira da Silva.
Agradecemos a todos que contribuíram para que essa homengem acontecesse, incluindo os ex-integrantes que participaram da elaboração do projeto original em 2012, os atuais integrantes, os Vereadores que apoiaram o projeto, e todos os gremistas que nos apoiaram!
No dia 3 de Abril é o aniversário de falecimento de Airton Pavilhão. A data coincidirá com a do jogo Grêmio x Juventude, na Arena, pelo Gauchão 2016, quando esperamos fazer algumas ações em homenagem ao zagueiro.
Acompanhe as nossas redes sociais (Twitter e Facebook) e fique por dentro do que vem por aí!
O Histórico do Projeto do Sócios Livres - Grêmio de Todos
No dia 3 de Agosto de 2012 o movimento Sócios Livres - Grêmio de Todos entrou com um requerimento (Processo 1886/12) junto à Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre para nomear uma das ruas do entorno da Arena em homenagem ao histórico zagueiro Airton Ferreira da Silva, o Airton Pavilhão.
A intenção era nomear a chamada "Rua 1" do Projeto Arena. Naquele momento o pleito não pode ser atendido, pois de acordo com as normas que disciplinam a denominação de logradouros na cidade, as documentações que identificavam a rua e o croqui ainda não estavam elaborados.
Em 2015, já com as ruas planejadas e com documentações e croquis identificando cada uma, um projeto do Vereador Reginaldo Pujol deu o nome do gremista e conselheiro do clube Ricardo Seibel de Freitas Lima, falecido em junho de 2010, à "Rua 1" como destaca essa reportagem AQUI.
No início de 2016, o vereador João Carlos Nedel identificou o processo do Sócios Livres nos arquivos da Câmara Municipal e tomou a iniciativa de reabrir o pleito, agora em uma nova rua, a de número 2123, que fica ao lado leste da Arena e dá acesso aos novos prédios (ver figura abaixo).
No dia 5 de Janeiro de 2016, o vereador João Carlos Nedel, em nome do Sócios Livres, apresentou o Projeto de Lei que denomina Rua Airton Ferreira da Silva, o logradouro público cadastrado como número 2123 no bairro Humaitá. O Projeto de Lei ainda determinava que as placas nominativas tivesse abaixo do nome o seguinte dizer: "Histórico Zagueiro do Grêmio".
Os integrantes do Sócios Livres estiveram na Câmara de Vereadores durante vários dias conversando com Vereadores e buscando a aprovação do projeto. Após regular tramitação na Câmara de Vereadores, finalmente este projeto, após sofrer alterações e ganhar o apoio dos vereadores Reginaldo Pujol, Kevin Krieger, Dinho do Grêmio, Tarciso Flecha Negra e Pablo Mendes Ribeiro, foi incluído na pauta de votação na quarta-feira, dia 30 de Março, e aprovado.
A rua passará a se chamar Airton Ferreira da Silva, o Pavilhão.
Sobre Airton Ferreira da Silva
Na exposição dos motivos do nosso projeto consta a trajetória do zagueiro, incluindo a sua chegada ao Grêmio em 1954, vindo do Força e Luz pelo valor de 50 mil Cruzeiros e mais o antigo pavilhão social do Estádio da Baixada. Daí o apelido de Airton Pavilhão.
Defensor de técnica apurada, jogava de cabeça erguida e jamais usava o recurso das faltas violentas. Certa feita, no Estádio Olímpico, aplicou um chapéu em Pelé. O próprio Rei do Futebol viria a dizer que Airton "Foi um dos maiores zagueiros do futebol mundial". Airton foi campeão Pan-Americano pela Seleção Brasileira em 1956. Pelo Grêmio, Airton foi campeão gaúcho por 11 vezes e entrou para a história do clube. O atleta foi laureado pelo Grêmio em 1989 e está na Calçada da Fama desde 1996.
Airton Ferreira da Silva faleceu em 3 de Abril de 2012, aos 77 anos.