O ano de 2015 foi de muito empenho dos integrantes do Sócios Livres em prol do Grêmio, buscando contribuir para o presente e o futuro do nosso clube. Abaixo listamos algumas ações do Sócios Livres no ano que passou:
Curso de Gestão de Clubes de Futebol
Ao longo do ano de 2014, sob coordenação de Pierre Gonçalves, integrante dos Sócios Livres, realizou-se o curso de Gestão de Clubes de Futebol, numa parceria entre Grêmio e Unisinos. Mais de 70 alunos, entre conselheiros, funcionários e associados do Grêmio, cursaram aulas de Gestão de Pessoas e Processos, Finanças, Contratos, Direito desportivo, Categorias de Base e Formação de Atletas e outras. Formados em 2015, os alunos apresentaram os trabalhos de conclusão para uma banca composta executivos do clube e os melhores participarão de estágios orientados ainda em 2016. Dentre eles estavam os nossos integrantes Everson Sobral Ribas da Rocha, David Pereira Garcia Júnior e o próprio coordenador Pierre Gonçalves.
Ciclo de Palestras
Durante o ano de 2015 pudemos contribuir, por meio do integrante Sandro Schleder, para a educação financeira das categorias de base. Foi uma satisfação muito grande entender que nossos jovens atletas e futuros profissionais já partem para a vida profissional com uma visão mais ampla a respeito da sua relação com a gestão financeira pessoal. Saber lidar bem com o tema dinheiro é uma característica valorosa para a vida adulta. É gratificante também saber que nossos jovens atletas tiveram um excelente desempenho escolar em 2015. Também foi dado continuidade ao trabalho de orientação sexual, gravidez na adolescência e prevenção de DST´s realizado nas categorias de base desde o ano de 2010 pelo Dr. Marcelo Bicca, também integrante do Sócios Livres. Durante todo o ano foram dadas palestras que contribuem para a informação, crescimento pessoal e responsável dos jovens atletas. Pretendemos manter a contribuição ao Grêmio com o ciclo de palestras no ano de 2016.
Debatendo a Nova Regra da FIFA, o PROFUT e as Despesas do Grêmio
Em janeiro de 2015, apresentamos texto analisando a mudança legislativa da FIFA que anunciou, a partir de junho de 2015, o fim da chamada"third-party ownership" (participação de terceiros na relação trabalhista clube/jogador). No texto intitulado "Fifa põe fim ao jogador-pizza?", o integrante Leandro Vidal traça uma análise dos efeitos da decisão da Fifa e novas tendências de investimento. Leia aqui: http://socioslivres.net/site/fifa-poe-fim-ao-jogador-pizza. Já o PROFUT foi dicutido em detalhes, após aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, pelo integrante Cristiano Machado Costa. Confira o texto na íntegra clicando no link: http://socioslivres.net/site/entendendo-o-profut/. Os integrantes Cristiano e Carlos Lenuzza também escreveram um texto didático e detalhado sobre as despesas administrativas do Grêmio, tema muito importante para o projeto de reestruturação financeira do clube. Confira aqui: http://socioslivres.net/site/reduzindo-despesas/
Incentivos Fiscais
No primeiro semestre de 2015, o movimento Sócios Livres, por meio dos integrantes Leandro Vidal e Cristiano Costa, apresentou à Direção Gremista dois projetos. A primeira propost era o de pagamento de dívidas fiscais do Clube diretamente por sócios e torcedores, nos moldes do que já existe em outros clubes (vide www.flaemdia.com.br). O projeto foi encaminhado à Direção que mostrou interesse de implementá-lo em breve. A segunda proposta foi a revisão e a reapresentação dos projetos de ampliação do Centro de Treinamento de Eldorado, para fins de captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte. Diante das propostas apresentadas, fomos convidados a participar do Comitê de Incentivos Fiscais, onde pudemos colaborar ao longo do ano para que o projeto de ampliação do CT de Eldorado fosse novamente apresentado ao Ministério do Esporte, tendo logrado aprovação de nova captação de recursos na ordem de 8,5 milhões (ver http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/12/23/gremio-obtem-aval-para-reforma-de-r-85-milhoes-em-ct-da-base.htm), fato que trará grande benefício à formação de nossos atletas na Base de Eldorado. Agora, resta trabalhar de forma eficiente para evitar os embaraços que frustraram os projetos anteriores. Apresentamos este projeto porque temos a convicção que o melhor legado que podemos deixar ao Clube é o investimento nas nossas categorias de Base. Investimento em nosso futuro.
Eleição no Conselho Fiscal
Em Maio de 2015 o Conselho Deliberativo do Grêmio empossou o sócio e integrante do Sócios Livres Cristiano Machado Costa como um dos membros do Conselho Fiscal do clube. O Conselho Fiscal é um órgão de fiscalização da administração financeira do Grêmio. Ao Conselho Fiscal cabem diversas responsabilidades previstas no Capítulo XI do Estatuto do Grêmio, dentre as quais a de apresentar ao Conselho Deliberativo pareceres anuais sobre o movimento econômico-financeiro do clube. Os Sócios Livres mais uma vez mostramram a sua disposição a contribuir para a gestão eficiente, profissional e de qualidade do Grêmio por meio de seus quadros, ideias e projetos.
Jogo Histórico: Santos 1 x 3 Grêmio
Seguindo a tradição de acompanharmos o Grêmio fora de casa, nosso integrante Fernando “Junka” Junqueira presenciou uma das poucas vitórias conseguidas por times gaúchos na história dentro da Vila Belmiro e única derrota do Santos em casa no brasileiro de 2015. Foi uma das partidas em que o Grêmio envolveu totalmente o adversário, mostrando o esquema de toques rápidos adotado pelo Roger. Todos os custos com a viagem e ingresso foram de responsabilidade do próprio Junka.
Fórum de Debates
No ano de 2015, o Sócios Livres participou ativamente do Fórum de Debates junto a diversos movimentos políticos do Grêmio, em trabalho reconhecido que se estendeu de janeiro à setembro através de reuniões com periodicidade quinzenais ou mesmo semanais. O grupo contribui com propostas de alteração estatutária buscando uma maior democratização da composição do Conselho Deliberativo (redução da cláusula de barreira), melhor dinâmica administrativa (mandato de 3 anos), regramento da antecipação de receitas, adequação ao Profut, portal transparência, dentre outras. As alterações aprovadas em Assembléia no Conselho permitiram que o Grêmio avançasse em questões fundamentais para o fortalecimento do clube nos próximos anos. Em 2016, o movimento seguirá contribuindo dentro do Fórum de Debates conduzido de forma profícua pela Presidência do Conselho Deliberativo do Grêmio.
Assembleia de Sócios
Cumprindo nosso ritual democrático e nosso direito de associados, os integrantes dos Sócios Livres participaram em massa da Assembléia Geral de Sócios que consolidou, com mais de 95% de aprovação, as alterações estatutárias que foram trabalhas no Fórum de Debates e aprovadas no Conselho Deliberativo. Assim, em três instâncias democráticas, Fórum, Conselho e Assembléia, as alterações estatutárias que colocam o Grêmio na vanguarda em democracia e instrumentos estatutários de gestão, foram a provadas e legitimadas em 2015.
Gestão em Campo
Organizado pela diretoria do Grêmio, o evento Gestão em Campo reuniu mais de 300 pessoas, entre associados, conselheiros e representantes de movimentos políticos. Os integrantes dos Sócios Livres participaram em peso e se informaram sobre todas as novas práticas de gestão corporativa que vem sendo adotadas pelo clube. Confira a matéria sobre o evento diretamente no site do Grêmio: http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=18786&language=0
Revisão do Planejamento Estratégico
Presidida pelo conselheiro Pierre Gonçalves, do Sócios Livres, a Comissão de Acompanhamento do Planejamento Estratégico, composta por integrantes de vários movimentos do clube, sob a supervisão e respaldo do Presidente do Conselho Deliberativo, Milton Camargo, realizou durante o ano de 2015 uma análise completa do atual estágio do Planejamento Estratégico do clube. A Comissão constatou a necessidade de fazermos uma revisão geral e atualização do Planejamento, visto que em 2015 houve o vencimento do prazo para revisão e a mudança, de fato, do clube para a Arena. A Comissão apresentou para o Conselho, e posteriormente ao Fórum, o trabalho e um histórico do Planejamento. A partir desse trabalho, da solicitação do Fórum e do Presidente do Conselho Deliberativo, com pronta aceitação do Presidente Romildo e seu Conselho de Administração, foi formada uma comissão composta por integrantes do Conselho de Administração, Executivos do Clube e Integrantes dos Movimentos que coordenará, durante o ano de 2016, a revisão e atualização do Planejamento Estratégico do Grêmio.
A Arena do Grêmio
O nosso integrante e estatístico Jéferson Matos analisou os números da Arena e mostrou que em campo a Arena já é do Grêmio. Foram analisadas as primeiras 80 partidas na Arena e o resultado foi um aproveitamento de 64% de vitórias, 21% de empates e apenas 15% de derrotas. Confira todos os números no post: http://socioslivres.net/site/no-campo-a-arena-ja-e-do-gremio/
Classificação em Criciúma
Dentre muitas viagens que o nosso movimento fez em 2015, não poderíamos deixar de destacar também a conquista da vaga na Copa do Brasil em Criciúma!
112 Anos do Grêmio
Os integrantes do Sócios Livres mais uma vez estiveram presentes no aniversário do nosso Tricolor. Em peso comparecemos ao banquete organizado pelo clube e celebramos 112 anos de conquistas.
Apoio ao Departamento de Torcidas
No dia 28/11/15, o Grupo Sócios Livres lançou nota oficial de apoio ao projeto Departamento de Torcidas que foi lançado em Novembro, entendendo que este departamento é vital na normatização e organização das relações do Grêmio e seus torcedores, e, em função disto, mostramos nossa preocupação com o uso político que possa ser feito no comando desta área do clube.
Veja a nota na integra: http://socioslivres.net/site/nota-oficial-de-apoio-ao-departamento/
Eleições Internas
Encerrando 2015, na última Assembleia Geral do grupo, foi realizada a eleição da coordenação dos Sócios Livres. A chapa única, composta por Marcelo Bicca (Coordenador Institucional), Sandro Scheleder (Coordenador Interno), David Garcia (Coordenador Financeiro), Everson Sobral (Secretário Geral), Cristiano Costa (Coordenador de Comunicação), Pierre Gonçalves (Coordenador Conselheiro) e Roberto Paz (Coordenador Conselheiro), foi eleita por unanimidade. Outro fato a destacar, é que os integrantes se uniram e formaram pequenos grupos com intenção de auxílio aos coordenadores em cada função, tendo em vista o ano que teremos de grande movimentação com duas eleições dentro do Grêmio.
Que venha 2016! #GrêmiodeTodos